Blog Educar

Uso do disco virtual

Olá!

Com a popularização da banda larga fixa e móvel, e consequentemente  o avanço no uso da computação em nuvem ou “cloud”, surgem novas possibilidades  para acessar aplicativos e guardar arquivos diretamente na rede sem a necessidade de instalar aplicativos ou de guardar arquivos na máquina ou qualquer outro tipo de mídia

Neste texto quero comentar sobre o uso e benefícios do disco virtual em nosso cotidiano, principalmente para nós educadores que constantemente precisamos acessar informações em sala ou para editarmos arquivos com o uso de notebook, tablet ou até mesmo com o smartphone.

O disco virtual nada mais é do que uma aplicação  da computação em nuvem, onde nela podemos arquivar qualquer tipo de documento, fotos e vídeos com segurança, praticidade e  rapidez, bastando para isto a acesso a rede.

Existem no mercado diversas soluções pagas e gratuitas. Vou exemplificar com dois três serviços gratuitos:

– https://www.dropbox.com

www.skydrive.live.com

– https://drive.google.com/

Todos oferecem a possibilidade de instalar em seu computador com Windows ou Mac uma pasta para você sincronizar os seus documentos, assim você poderá acessar estes documentos  em qualquer outra máquina desde que tenha acesso a rede, além de contarem com aplicativos para smartphones e tablets para leitura e edição.

O dropbox oferece 5 Gb o Skydrive 7Gb e o Google 10Gb, além de contarem com antivirus e possibilidade de criptografia para segurança de dados. No caso do Google Drive e do Skydrive, os arquivos podem ser aberto diretamente no navegador com versões online do office e sem nenhum custo.

O Google e o Skydrive também possuem uma versão do office totalmente funcional e gratuita na nuvem, basta um cadastro e acesso a rede e podemos utilizar como se fosse uma versão do office.

Abraços

Renato Mota

renato_nasciment@icloud.com

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *