Blog Educar

Projeto sobre uso da TIC na escola

TIC NA EDUCAÇÃO

Um projeto para transformar

 

A escola tradicional, centrada no papel do professor como o detentor do conhecimento, perde cada vez mais espaço em nossa sociedade. Uma sinalização que teóricos e estudiosos em educação, já fizeram anos atrás e, que   e hoje é absolutamente possível constatar dentro dos muros da escola. E a explicação é simples, os alunos não são os mesmos de décadas passadas. Por isso, é preciso urgente reformulação do paradigma educacional em que aprendizagem só funciona dentro de uma sala em silêncio, em que o estudante é apenas ouvinte e não participante do processo.

Com o avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação, conhecida por TIC, a escola deixa de ser o único espaço do saber e o professor passa a não ter mais exclusividade na divulgação do conhecimento. Agora a escola e o educador devem atuar como mediadores para que os alunos possam, por meio de diversas estratégias e com inúmeros recursos tecnológicos, prover o conhecimento de uma forma dinâmica e participativa. Dessa forma,  os alunos assumem um papel de protagonista no processo ensino aprendizagem.

A nossa proposta é oferecer às escolas recursos e ferramentas e, habilitar professores com o que a tecnologia dispõem, como de games, aplicativos gratuitos educacionais, produção de vídeos e podcast, para que transformem os alunos em elementos centrais do processo, produzindo conteúdo de uma forma inovadora e criativa e o mais importante, ajudando-os de maneira interativa a deter mais e melhor o conhecimento. Como exemplos temos:

  •  Gamificação:são desenvolvidos conteúdos utilizando os conceitos do desenvolvimento de um jogo, como por exemplo, a estrutura de pontuação por níveis, a construção de cenários a partir de elementos gráficos simples como Minecraft, utilização do conceito de RPG como o jogo de LOL, ou através de momentos históricos como o Assissin’s Creed,.
  • A plataforma Khan Academy, baseada na gamificação, é voltada para dar suporte aos alunos na disciplina de matemática. Esta plataforma, gratuita e online, fornece para o educando todo o conteúdo da matemática.  São feitas perguntas-chaves propondo exercícios que, quando resolvidos, possibilita ao aluno mudar de nível.
  • Os vídeos e áudios são produzidos pelos alunos, que para isso possam  utilizar de forma profissional e didática o youtube, vimeo, podcast e outros similares, sendo assim capazes de criar esse conteúdo com uma linguagem lúdica e própria. A experiência é valiosa porque além reterem o conteúdo da disciplina, ainda podem aprender edição básica, roteirização e oralidade.
  • Para avaliação e integração de conteúdos podemos citar o Socrative, Google Formulários, Class Room entre outros, em que é possível avaliar na aula ou fora do ambiente escolar.

Gostou? Caso queira obter mais informações entre em contato:

Renato Mota

renato_nasciment@icloud.com

@motaren

1199643530

Abraços

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *